Recent

Programa Facilita incentiva a abertura de mais empresas para Caruaru-PE


A Prefeitura de Caruaru, por meio das Secretarias da Fazenda e Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, apresenta números bastante positivos para os empresários de Caruaru. De acordo com balanço de 2019, foram abertas 2.577 empresas em comparação com 2018, quando foram criadas 2.484 novas empresas. Se comparados os dados de 2019 aos de 2017, quando o número foi de 1.717, houve um crescimento superior a 50% no número de abertura de novas empresas na cidade. O saldo positivo de empregos formais em Caruaru, este ano, acompanha esse crescimento de empresas abertas, de acordo com os dados da Secretaria da Fazenda Municipal.
“O programa Facilita, desenvolvido pela Prefeitura de Caruaru envolvendo várias secretarias municipais, lançado ainda em 2017, ajudou muito no aumento desses índices, permitindo que o tempo médio de abertura de micro e pequenas empresas passasse de nove meses para 15 dias úteis”, destacou o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, André Teixeira Filho.
O crescimento observado no saldo de empregos formais e no número de empresas abertas em Caruaru expande-se, também, para o universo dos microempreendedores individuais (MEIs). De acordo com dados do Portal do MEI, Caruaru possuía um total de 15.253 ao final de 2019, número 20% maior do que os 12.697 registrados no ano anterior.
Segundo dados do Caged, Caruaru fechou o ano de 2019 com saldo positivo de 581 vagas de emprego. Em comparação com 2018, houve um crescimento de 34%.
Tanto no setor do comércio quanto no de serviços houve crescimento. No primeiro, o município passou de um saldo negativo (-49) em 2018 para um número positivo (541) em 2019. Já no segundo, passou de 489 vagas em 2018 para 550 vagas em 2019. Considerando apenas os meses do segundo semestre de 2019, o saldo é ainda mais positivo: 668 vagas de emprego formais. Aqui, todos os resultados são considerados sem ajustes.
O crescimento econômico de Caruaru nos últimos anos permitiu também que a cidade aparecesse pela primeira vez no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios no Brasil, estudo desenvolvido pela Urban Systems, que indica as cidades que não possuem barreiras para o desenvolvimento de negócios e empresas de diversos segmentos. De acordo com a publicação, em relação à infraestrutura, Caruaru é a segunda melhor cidade de Pernambuco e a sexta melhor do Nordeste para se fazer negócios. Esse recorte de infraestrutura leva em consideração diversos indicadores, como saneamento, transporte, telecomunicações e energia.

Nenhum comentário