Recent

Lagarto está entre os 10 municípios com mais infectados por covid-19 em Sergipe


Com 287 casos confirmados, Lagarto é o oitavo município com mais cidadãos infectados pelo novo coronavírus em Sergipe. Em sua frente, figura: Aracaju (8.193), Nossa Senhora do Socorro (1.041), Itabaiana (619), São Cristóvão (559), Estância (353), Barra dos Coqueiros (291) e Nossa Senhora da Glória (290).

Por aqui, o número de casos confirmados não param de crescer. Tanto é que entre o último sábado, 13, e domingo, 14, foram confirmados mais 37 casos e dois óbitos, sendo um homem de 63 anos e um idoso de 80 anos, que estavam internados em um hospital da rede pública estadual.

Além disso, somente neste final de semana, o número de cidadãos que aderiram ao fique em casa passou de 33% no último dia 12, para 37% ontem. E como o percentual considerado ideal é de 70%, o baixo índice de isolamento social quer dizer que o município apresenta um alto risco de propagação da covid-19. Um exemplo disso é que a maioria dos casos confirmados residem na sede da cidade.

Em contrapartida, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, no último domingo, 14, que 7 dos 20 leitos de UTI destinados a acolher pacientes com covid-19 no Hospital Universitário de Lagarto (HUL) estão ocupados. O Hospital Nossa Senhora da Conceição tem apenas um dos seus 10 leitos ocupados. 

E é devido ao alto índice de propagação da doença, que as medidas de retomada das atividades econômicas seguem sendo discutidas e, por vezes, adiadas. A Prefeitura de Lagarto segue investindo no controle dos espaços públicos e no fortalecimento da higienização pessoal.

Já o Governo do Estado poderá iniciar ou adiar o processo de retomada econômica nesta segunda-feira, 15. É que Sergipe atingiu a marca dos 13.968 infectado, apresenta o quarto pior índice de isolamento do nordeste e está com 67% dos leitos públicos de UTIs ocupados. No setor privado, a taxa beira os 100%.

Nenhum comentário