Recent

Polícia Civil de Pernambuco afasta delegado por menosprezar a Covid-19 em vídeo

O delegado Gilmar Rodrigues, da Delegacia de Homicídios de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, foi afastado do cargo pela Secretaria de Defesa Social (SDS-PE).

Ele aparece em um vídeo que circula nas redes sociais menosprezando a Covid-19. O delegado diz que o interessante é "curtir a vida" e cita palavrões. 


Nas imagens do vídeo que circula nas redes, Gilmar Rodrigues, que veste uma camisa preta com o emblema da Polícia Civil de Pernambuco, aparece em um bar com outras pessoas. Na mesa, há comida e bebidas alcoólicas. Nenhum dos presentes no local usa máscaras contra o coronavírus.


"Tá ligado? Covid é um caralho. Aqui é [aponta para uma lata de aguardente]. Entendeu? Porra de Covid, véi. Curtir a vida, véi. Deixar ninguém fazer sua cabeça não", fala o delegado.
  
"É o não ou é, doutor?", questiona a um colega que também aparece nas imagens, que responde: "É isso aí. Doutor Gilmar falou, tá falado".


Na sequência do vídeo, Gilmar continua: "[Vem] pra cá pra Vitória. Tomar cachaça, raparigar", diz o delegado. 


O vídeo circula na mesma semana em que Pernambuco registra as maiores marcas de casos confirmados e mortes por Covid-19 no ano. Na quarta-feira (17), data em que as imagens foram feitas, o Estado notificou 2.245 casos - a segunda maior de 2021 - e 39 mortes. Desde o início da pandemia, são mais de 325 mil infectados e 11,5 mil mortos no Estado.


Em Vitória de Santo Antão, segundo os dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde, 2.999 casos de Covid-19 foram confirmados, assim como 186 mortes. Ao todo, 2.465 pacientes se recuperaram da doença na cidade.


O que diz o delegado


A reportagem do Portal Folha de Pernambuco entrou em contato com o delegado Gilmar Rodrigues nesta sexta-feira (19). 


Ao atender à ligação, ele informou que estava em plantão na delegacia e pediu para retornar quando largasse. Ao classificar a situação como uma "brincadeira", disse que estava "tudo bem".


"Foi por causa da brincadeira que eu fiz, mas está tudo bem", afirmou Gilmar Rodrigues.

O delegado, no entanto, não retornou as demais ligações feitas até a publicação deste texto.


O que diz o Governo do Estado


Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o delegado foi afastado e apresentado à Diretoria de Recursos Humanos da Corporação. A reportagem questionou os prazos do afastamento, uma vez que Gilmar Rodrigues afirmou estar em plantão nesta sexta-feira.


De acordo com a polícia, o ofício com o comunicado da suspensão foi encaminhado nessa quinta-feira (18) à noite ao delegado. Existe ainda uma determinação que Gilmar Rodrigues se apresente nesta sexta-feira à Diretoria de RH da corporação.


O afastamento, acrescenta a Polícia Civil de Pernambuco, não ocorre em prejuízo de outras medidas administrativas que sejam necessárias. 


O caso foi encaminhado pela Polícia Civil à Corregedoria Geral da SDS-PE para apuração de possíveis transgressões disciplinares.


A Corregedoria informou que tomou conhecimento do vídeo e abriu uma investigação preliminar para apurar os indícios de transgressão na conduta de servidores que aparecem nas imagens.


"Será ainda levado em consideração o contexto de restrições e normas sanitárias a que todos estão submetidos no Estado para contenção da pandemia de Covid", disse a nota da SDS-PE.

Nenhum comentário