Adustina, Coronel João Sá, Pedro Alexandre e outras cidades baianas proíbem venda de bebidas no feriado

MAIS NOTÍCIAS:


O feriado é santo, mas a parte profana não será totalmente vivida em pelo menos 10 cidades baianas com aumento de casos de covid-19. Em Lauro de Freitas, Ribeira do Pombal, Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Monte Santo, Adustina, Olindina, Guanambi, Pindaí e Paulo Afonso, por decreto das prefeituras, a venda de bebidas alcoólicas está proibida. 

Segundo as gestões municipais, a decisão visa evitar aglomerações e frear o avanço da covid-19 na Bahia. O princípio que embasa a medida está no fato de que, quando as pessoas bebem, ficam sem máscara e mais suscetíveis a não cumprirem o isolamento social, um cenário propício para o aumento da contaminação.  

Por lá, a proibição da venda de bebidas começou nessa quarta-feira (2) e vai até às 5h dessa segunda-feira (7), bem no período do ‘feriadão’. “Estamos batendo recorde de atendimento no pronto-atendimento covid desde segunda-feira e é preciso que busquemos caminhos para mantermos o controle na disseminação do vírus. Nossas equipes estão cansadas, mas elas não parar de trabalhar. Agora, precisamos que a população faça sua parte”, pede.  

Em Ribeira do Pombal, a proibição também vai até o fim do feriadão. Mas lá, desde o dia 14 de maio que nenhuma bebida alcoólica pode ser comprada no município. A assistente social Arlene Chaves, 69 anos, não dispensa uma cervejinha, mas revela estar de lei seca durante esse período. “É claro que fico com saudades, mas quando isso acabar, a gente bebe. Por enquanto, fico com um refrigerante, um suco e bebidas mais saudáveis”, diz. Ela é a favor da medida.  

Em surto, com seus 50 mil habitantes, Ribeira do Pombal chegou a ser a quinta cidade da Bahia com mais casos ativos de covid-19 e teve que entrar em lockdown. Segundo a prefeitura, graças a essas medidas, em 10 dias, os casos ativos caíram em 20% e as novas confirmações diminuíram 40%. 

Paulo Afonso também enfrenta fase difícil e apostou na “lei seca” 


No norte da Bahia, a cidade de Paulo Afonso tem vivido dias difíceis. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o município é o terceiro do estado com mais casos ativos. São 458, no total, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, as duas maiores cidades da Bahia. Por lá, a venda de bebidas alcoólicas, assim como outras medidas mais restritivas, está válida até o domingo (6).  

Em Olindina, no Nordeste da Bahia, o Secretário de Saúde Ivan Matheus Peixoto explicou que a decisão de proibir a venda de bebidas foi tomada junto com o governo estadual. Lá, a medida também vai até o fim do feriadão. “O governo da Bahia e nós entendemos que essa medida ajuda a evitar reuniões e, por consequência, aglomerações, um dos principais vetores de transmissão do coronavírus. Em feriados e períodos festivos, as pessoas tendem a se amontoar”, disse. 

Lauro de Freitas também quer evitar aglomerações

Na Região metropolitana de Salvador, a cidade de Lauro de Freitas é outra que vai proibir a venda de bebidas. Lá, a restrição começa na noite dessa quinta-feira, às 20h, e vai até o fim do feriadão, na segunda. O técnico em química Lucas Rodrigues, 23 anos, reduziu o consumo de bebida durante a pandemia e só vê a proibição com bons olhos.  

Em nota, a Sesab confirmou que a proibição da venda da bebida alcoólica tem como objetivo evitar aglomeração e, assim, a propagação do vírus. A pasta também aproveitou para alertar que, se a as taxas de ocupação dos leitos de UTI permanecerem acima de 75% em todas as regiões até amanhã (4), a venda de bebida com álcool estará proibida em todo o estado, a partir das 20h da sexta até às 5h da segunda, como definido em decreto.  

Especialistas divergem sobre a efetividade da medida 

Imunologista, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia) e da Rede CoVida, além de professora da Faculdade de Medicina da Ufba, Viviane Boaventura concorda com a proibição da venda. “É uma estratégia adotada como uma forma de diminuir aglomeração, festas e paredão. E, sim, qualquer tipo de aglomeração precisa ser evitado nesse momento. Estamos entrando numa situação crítica, com aumento de casos”, explica. 

Já a coordenadora do curso de medicina do campus Eunápolis da Rede UniFTC, a epidemiologista Lucélia Magalhães é crítica das medidas que proíbem a venda de bebidas alcoólicas. “Eu não conheço nenhum estudo que compare o impedimento da venda de bebidas alcoólicas com a diminuição da transmissibilidade de covid e, consequentemente, diminuição de casos e mortes”, argumenta. Ela acredita que, depois que a restrição se prolonga, haverá o crescimento do mercado ilegal, já que o consumo de bebidas não está proibido. 

Por sua vez, o infectologista da SOS Vida, Matheus Todt, defende que a proibição de bebida pode ser uma medida eficaz se acompanhada com outras iniciativas. “É uma medida que funciona num contexto de aumento de restrições. Não há 100% de certeza da sua efetividade, pois, de fato, não há um estudo. Mas é algo que faz sentido, pois visa restringir a mobilidade das pessoas”, diz.  

Quanto ao crescimento do mercado ilegal no período de restrições, o médico acredita que isso não deve ser levado em conta no momento. “Tem um mercado ilegal para muitas coisas. Sempre vão haver contravenções. A fiscalização é importante para evitar isso. E a população precisa ser influenciada a aderir bem as medidas. o que não vem acontecendo”, relata. 

Cidades com venda de bebidas alcoólicas proibidas por decreto municipal: 

Coronel João Sá - até 3 de junho;  
Paulo Afonso - até 6 de junho;
Lauro de Freitas – até 7 de junho; 
Ribeira do Pombal - até 7 de junho; 
Monte Santo - até 7 de junho está proibida a venda para consumo no local.  A pessoa pode, no entanto, comprar sua bebida e levar para beber em casa; 
Olindina - até 7 de junho; 
Guanambi - até 7 de junho; 
Pindaí - até 7 de junho; 
Adustina - até 12 de junho; 
Pedro Alexandre - até 15 de junho; 

>Siga o CONEXÃO VERDADE no InstagramTwitter e pelo Facebook

VOCÊ REPÓRTER$type=complex$count=6

Presenciou um fato importante que merece virar notícia? Tem um vídeo ou uma foto? A sua sugestão ou denúncia pode virar uma matéria no Conexão Verdade.com. Envie para o nosso WhatsApp (81) 98107-4700.
Nome

Adustina,15,Alagoas,81,Alagoinhas,7,Antas,4,Anuncie Aqui,1,Arapiraca,4,Augusta Diniz,2,Bahia,63,Brasil,212,Caderno Cultural.,2,Caruaru,2,Ceará,11,Cel João Sá,13,Cícero Dantas,7,Concursos,41,Contato,1,Cotidiano- São Paulo.,2,Delmiro Gouveia,3,Economia,133,Educação,40,Eleições 2020,45,Eleições 2022,12,Entreteniment,1,Entretenimento,290,Esporte,188,Euclides da Cunha,10,Fátima,3,Feira de Santana,6,Geral,4,Goiás,3,Interior da Bahia,219,Itabaiana,9,Jeremoabo,47,Juazeiro,5,Justiça,232,Lagarto,10,Maranhão,3,Maringá,1,Minas Gerais,18,Mundo,4,Notícias,125,Paraíba,13,Paraná,1,Paulo Afonso,41,Pernambuco,163,Petrolina,17,Piauí,7,Polícia,250,Política,368,Quem Somos,1,RÁDIOS,1,Regional,168,Religião,6,Ribeira do Pombal,20,Santa Brígida,1,São Paulo - Brasil. Utilidade Publica,1,São Paulo. Utilidade Pública,1,Saúde,31,Sergipe,171,Serra Talhada,8,Simão Dias,2,Últimas Notícias,190,Vitória da Conquista,4,
ltr
item
REDE CONEXÃO VERDADE - O portal de Notícias Líder em Pernambuco: Adustina, Coronel João Sá, Pedro Alexandre e outras cidades baianas proíbem venda de bebidas no feriado
Adustina, Coronel João Sá, Pedro Alexandre e outras cidades baianas proíbem venda de bebidas no feriado
https://1.bp.blogspot.com/-PKEa0ScG-hk/YLi7gQ_OXTI/AAAAAAAAcWM/9ONFVp9lLkE4QjgcGeuzJiv-_kcvg85AACLcBGAsYHQ/s16000/Screenshot_2021-03-26-10-48-53-371_com.google.android.apps_.photos.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-PKEa0ScG-hk/YLi7gQ_OXTI/AAAAAAAAcWM/9ONFVp9lLkE4QjgcGeuzJiv-_kcvg85AACLcBGAsYHQ/s72-c/Screenshot_2021-03-26-10-48-53-371_com.google.android.apps_.photos.jpg
REDE CONEXÃO VERDADE - O portal de Notícias Líder em Pernambuco
https://www.conexaoverdade.com/2021/06/adustina-coronel-joao-sa-pedro.html
https://www.conexaoverdade.com/
https://www.conexaoverdade.com/
https://www.conexaoverdade.com/2021/06/adustina-coronel-joao-sa-pedro.html
true
6964906002310646831
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. LEIA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Busca Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content