Publicidade

ANUNCIANTES

Caruaru(PE) anuncia benefício emergencial financeiro para artistas que ficarão sem trabalhar no São João 2021


Em virtude da pandemia da Covid-19, as festividades do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foram suspensas pelo segundo ano consecutivo. A não realização dos eventos e comemorações na Capital do Forró provoca diversos impactos na economia local. Visando ajudar a classe artística, que ficará sem trabalhar em mais um ano no mês de junho, a Prefeitura de Caruaru anunciou na última segunda-feira (31) o Benefício Emergencial Municipal (BEM), que será voltado a artistas locais e grupos que fazem parte da cadeia produtiva da festa.

De acordo com a prefeitura, o Projeto de Lei para a criação do BEM São João será encaminhado para a Câmara de Vereadores. O auxílio vai contemplar os artistas que participaram das festividades juninas do município em 2019, que moram em Caruaru e que já têm cadastro na prefeitura. O benefício será pago em parcela única e os valores variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil.

“Após a aprovação da lei, divulgaremos a lista no site da Prefeitura com todos os artistas que serão contemplados. Sabemos da importância do evento para o nosso povo, seja no amor pela festa e toda a representatividade cultural ou para a economia da nossa cidade, mas vivemos em um momento crítico da pandemia em nossa região. Acreditamos que vamos passar por tudo isso e sairemos ainda mais fortes”, afirmou a prefeita Raquel Lyra. 

Terão direito ao BEM São João cantores, cantoras e bandas de música; trios pé-de-serra; batalhões de bacamarteiros; bandas de pífano; poetas, declamadores e repentistas; atores, atrizes e grupos teatrais; grupos de artes plásticas; gastronomia (comidas gigantes); bois; reisado; mazurca; e companhias de dança e quadrilhas juninas.

Suspensão do São João

O São João de Caruaru, que reúne milhares de pessoas, é considerada a maior festividade junina do mundo. Em virtude da pandemia da Covid-19, os eventos realizados na 'Capital do Forró' foram suspensos em 2020 e 2021 devido a insegurança sanitária.

A suspensão do São João foi anunciada pelo presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rubens Júnior, no mês de abril. "Lamentavelmente, nós não temos ainda segurança para realizar o evento do porte do São João de Caruaru. A esta altura, deveríamos estar todos envolvidos em fechamento de contratos, em perspectivas de contratações artísticas, em preparação da infraestrutura, e nada disso está acontecendo porque, infelizmente, não temos condições de fazer", disse em entrevista à Rádio Jornal.

Nenhum comentário