Novo Triunfo(BA) tem explosão de casos de Covid-19 após realização de grandes eventos; nº de casos ativos disparam na região

MAIS NOTÍCIAS:


A Bahia registrou nesta quarta-feira (26), 23.985 casos ativos de Covid-19 e 18 óbitos registrados nas últimas 24 horas. Dos 1.331.776 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.279.954 são considerados recuperados e 27.837 morreram. Os dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta-feira.

Os números mais recentes da pandemia de Covid-19, impulsionados pela variante ômicron, deixam claro que a sociedade brasileira deve continuar os esforços de combate ao coronavírus, mesmo diante da atitude irresponsável de políticos inconsequentes que insistem em ignorar a gravidade da doença permitindo a realização de grandes eventos particulares sem nenhuma fiscalização, como foi o caso do município de Novo Triunfo na Bahia.

Quando começaram os eventos de final de ano a disparada de novos infectados é registrada em todos municípios brasileiros e consequentemente novos recordes de casos. Em Novo Triunfo, no Interior da Bahia não foi diferente. O alerta veio acompanhado do Boletim Informativo desta quarta-feira (26), que trouxe mais 17 novos casos positivos. Até o momento 684 casos foram confirmados desde o inicio da pandemia. 10 pessoas vieram a óbitos; e um paciente internado(27/01). Segundo dados do Boletim 16 estão em tratamento domiciliar.


A reportagem do CONEXÃOVERDADE.COM junto ao o Imperial College de Londres apurou que a taxa de transmissão do coronavírus no Brasil subiu de 1,35 para 1,78 esta semana. É a mais alta para o país desde, pelo menos, julho de 2020. 

Nos últimos dias, milhares de pessoas foram à cidade de Novo Triunfo (BA), participar de vários shows em meio a decreto do Governo do Estado que reduz público. Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver grande aglomeração de pessoas nos espaços. Pouquíssimas ou quase nenhuma pessoa pode ser vista utilizando máscara de proteção facial.

Alguns eventos ocorreram no mesmo dia (21) em que o Governo do Estado, diante o surto de infecções por Covid-19 e H3N2, publicou o decreto que limita para 1.500 a quantidade de pessoas nos eventos. Os eventos ocorreram entre os dias 

Diante do grande aumento de casos, prefeitos da região Semiárido Nordeste II atribuem aumento da doença em seus munícipes, a realização de eventos ocorridos nos últimos dias na cidade de Novo Triunfo. Mais um pouco adiante, no município vizinho de Jeremoabo a 50 km, os casos quadruplicaram e chegaram aos exatos 161 casos ativos em 26/01. Desde o início da pandemia, o município contabilizou mais de 2.590 casos e 45 mortes. Pouco mais próximo em Cícero Dantas, os casos ativos chegam a 43. No município mais próximo de Novo Triunfo, Antas a Secretaria de saúde divulgou nesta quarta, que os casos ativos ultrapassam 50.  Em Sítio do Quinto, 16 casos ativos. Em Adustina o número de casos ativos alcançou a marca de 64, nesta quarta-feira (26). Já em Pedro Alexandre, registrou 32 casos ativos, sendo 54 suspeitos no dia de ontem. Em Canudos, terra de Antônio Conselheiro, os casos dispararam. 84 pessoas infectadas, 19 novos casos registrados ontem(26). Um grande número de canudenses frequentaram o município de Novo Triufo para participar dos eventos artísticos. 

Diante dos grandes eventos realizados em Novo Triunfo, a prefeitura de Jeremoabo anunciou na noite desta quarta-feira (26), que vai proibir a realização de shows e festas no município a partir da próxima sexta feira, dia 28 de janeiro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município e faz parte do decreto nº 010/2022.

Em grupos do WhatsApp, prefeitos se rebelam contra a atitude do prefeito de Mateus Bob(PP) em permitir a emissão de alvará  em massa para realização de grandes eventos na cidade. Um deles comentou via rede social: “A irresponsabilidade de Bob, irá recair em nossas costas. O prefeito permite eventos desse porte, atraí grande públicos e a conta chega depois pra todos os gestores da região. 'Será que ele ainda não colocou na cabeça da população triunfense que a covid-19 ainda mata' e mesmo assim ele não fez esforços para impedir a a realização de eventos, um absurdo” comenta um gestor colega de partido de Mateus Bob.

Segundo apurou o CONEXÃO VERDADE, ocorreu no município várias festas particulares com cobrança de ingressos. Um verdadeiro convite ao festival de Covid-19. As filmagens publicadas pelos artistas participantes do evento na internet mostram diversas pessoas aglomeradas e sem o uso de máscara durante os dias de festas.

A verificação e fiscalização dos comprovantes de vacinação e dos exames negativos dos clientes antes da entrada no evento deveria ser observados pelo organizador do evento. Assim como afixar cartazes informativos orientando sobre o uso obrigatório e correto de máscaras como medida de prevenção contra a Covid-19. 

Nas redes sociais, internautas criticaram a atitude da gestão municipal, considerando que houve um sinal de desleixo do gestor para beneficiar aliados permitindo a realização de eventos, uma vez que a aglomeração se torna ambiente propício para o contágio do coronavírus. Também foi registrado na região, após as festas em Novo Triunfo, um surto de síndrome gripal – inclusive a Influenza (H3N2), cujos primeiros casos já foram confirmados pela Secretaria de Saúde. 

O desconhecimento do percentual da taxa de contágio em nossa região, é público e notório que a velocidade de transmissão do coronavírus causada pela variante Ômicron e a epidemia de influenza têm alcançado índices alarmantes. Embora se tenha consciência dos impactos econômicos, neste momento, é crucial que o poder público adote todas as medidas para impedir o contágio, com severo planejamento, antes que a transmissão comunitária se torne incontrolável, e que esteja com a rede preparada, com capacidade operacional do sistema de saúde, a fim de evitar o colapso.

As consequências diretas da ausência completa do uso de máscaras e do não cumprimento do distanciamento social serão sentidas não só pelos visitantes que chegaram ao município de Novo Triunfo(BA) , mas também por toda população circunvizinhas. Nesta epoca do ano, o município baiano recebe centenas de visitantes oriundos do interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco; e de outros estados. 

“Obviamente as aglomerações vão provocar consequências desastrosas mais à frente", afirma um outro prefeito amigo de Mateus Bob. Ele explica que os eventos em Novo Triunfo foram focos de transmissão da covid-19 e trarão consequências mais drásticas para as cidades da região com pouca estrutura hospitalar.

"Essas consequências vão se fazer sentir tanto em Novo Triunfo que abrigaram as aglomerações, quanto nos grandes centros de onde essas pessoas saíram. Só que as pequenas cidades não têm estrutura de arcar com essas consequências porque às vezes mal tem um, dois ou três leitos de UTI”, alerta um prefeito do PP colega de partido de Bob. 

Em contato com moradores de Novo Triunfo, um aliado do gestor municipal, recomenda que cada cidadão infectado pelo covid-19, possa adentrar com uma ação popular contra Matheus Barros De Santana, prefeito municipal. 

Além de Novo Triunfo, outros municípios da da região Semiárido Nordeste II, também realizaram eventos, mas não por vários dias seguidos.


VEJA ABAIXO O DECRETO PUBLICADO APÓS VÁRIOS DIAS DE FESTAS:

CONSIDERANDO o surto de síndrome gripal e com o objetivo de conter preventivamente tal surto. DECRETA: Art. 1º- Ficam SUSPENSOS, por 15 dias, a partir do dia 24 de janeiro de 2022 em todo o Município de Novo Triunfo/BA, a emissão de alvará para eventos, sejam públicos ou privados, que envolvam aglomeração de pessoas, ainda que previamente autorizados, tais como: shows musicais (ex.: festas e paredões), cerimónias de casamento, eventos recreativos em logradouros Públicos ou privados (ex.: chácaras/sítios), solenidades de formatura, aniversários e afins. 

O gráfico abaixo obtido com exclusividade mostra os dados de covid-19, datado em 17/01 antes e depois da gestão municipal permitir a realização dos grandes eventos.  



Procurado pela redação do Conexão Verdade.com, o prefeito Matheus Barros de Santana, (Mateus Bob) não atendeu as ligações. Essa não é a primeira vez que o gestor do município silencia ignorando prestar qualquer esclarecimento.

>Siga o CONEXÃO VERDADE no InstagramTwitter e pelo Facebook

VOCÊ REPÓRTER$type=complex$count=6

Presenciou um fato importante que merece virar notícia? Tem um vídeo ou uma foto? A sua sugestão ou denúncia pode virar uma matéria no Conexão Verdade.com. Envie para o nosso WhatsApp (81) 98107-4700.
Nome

Adustina,15,Alagoas,81,Alagoinhas,7,Antas,4,Anuncie Aqui,1,Arapiraca,4,Augusta Diniz,2,Bahia,63,Brasil,212,Caderno Cultural.,2,Caruaru,2,Ceará,11,Cel João Sá,13,Cícero Dantas,7,Concursos,41,Contato,1,Cotidiano- São Paulo.,2,Delmiro Gouveia,3,Economia,133,Educação,40,Eleições 2020,45,Eleições 2022,12,Entreteniment,1,Entretenimento,290,Esporte,188,Euclides da Cunha,10,Fátima,3,Feira de Santana,6,Geral,4,Goiás,3,Interior da Bahia,219,Itabaiana,9,Jeremoabo,47,Juazeiro,5,Justiça,232,Lagarto,10,Maranhão,3,Maringá,1,Minas Gerais,18,Mundo,4,Notícias,125,Paraíba,13,Paraná,1,Paulo Afonso,41,Pernambuco,163,Petrolina,17,Piauí,7,Polícia,250,Política,368,Quem Somos,1,RÁDIOS,1,Regional,168,Religião,6,Ribeira do Pombal,20,Santa Brígida,1,São Paulo - Brasil. Utilidade Publica,1,São Paulo. Utilidade Pública,1,Saúde,31,Sergipe,171,Serra Talhada,8,Simão Dias,2,Últimas Notícias,190,Vitória da Conquista,4,
ltr
item
REDE CONEXÃO VERDADE - O portal de Notícias Líder em Pernambuco: Novo Triunfo(BA) tem explosão de casos de Covid-19 após realização de grandes eventos; nº de casos ativos disparam na região
Novo Triunfo(BA) tem explosão de casos de Covid-19 após realização de grandes eventos; nº de casos ativos disparam na região
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEigsvrcDpoC5BvA71Q5xGmQ7YwQexiOPZMzOSu6LpwlSNR4i2-SF2swioQOX8gSJMY_Ln93kOzA1Qeij68OlqUfn1zEWf4t5YtUsB28diXdtpE9nrr9K8pzVmrmeNfQjrENJ4qAs4Kdi-E65sTVk2LzGDvBYi2Hc--d_3A-ItXtroU2v3pVXyQhyeHJ=w640-h640
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEigsvrcDpoC5BvA71Q5xGmQ7YwQexiOPZMzOSu6LpwlSNR4i2-SF2swioQOX8gSJMY_Ln93kOzA1Qeij68OlqUfn1zEWf4t5YtUsB28diXdtpE9nrr9K8pzVmrmeNfQjrENJ4qAs4Kdi-E65sTVk2LzGDvBYi2Hc--d_3A-ItXtroU2v3pVXyQhyeHJ=s72-w640-c-h640
REDE CONEXÃO VERDADE - O portal de Notícias Líder em Pernambuco
https://www.conexaoverdade.com/2022/01/novo-triunfoba-tem-explosao-de-casos-de.html
https://www.conexaoverdade.com/
https://www.conexaoverdade.com/
https://www.conexaoverdade.com/2022/01/novo-triunfoba-tem-explosao-de-casos-de.html
true
6964906002310646831
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. LEIA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Busca Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content