A Prefeitura Municipal de Fatima vem, através desta, tratar da matéria veiculada em meios de comunicação, sobre o aumento de matricula da educação de Jovens e Adultos em vários municípios brasileiros. O que, segundo a matéria, tem gerado suspeitas de fraudes em matriculas em diversos municípios para o aumento do seu repasse do FUNDEB. O nosso município foi citado pela reportagem, mesmo sem a gestão ter sido procurada em nenhum momento para prestar qualquer esclarecimento. Esclarecemos:
1. A Educação de Jovens e Adultos — EJA, é uma modalidade de ensino com foco na juventude e na idade adulta com o objetivo de restaurar o direito à educação e a aprendizagem violados durante a infância e a adolescência. Temos hoje o absurdo número de aproximadamente 10 milhões de brasileiros e brasileiras acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever (PNAD, 2023). A Educação de Jovens e Adultos-EJA, foi pensada justamente para combater essa problemática social que perdura em nosso país desde o século passado, mas ela apenas surtirá efeito com o desenvolvimento de políticas públicas que atendam esses atores sociais de forma diferenciada, compreendendo as suas especificidades.
2. Quando assumimos a gestão municipal em janeiro de 2021, evidenciamos que a educação pública municipal não tinha nenhuma preocupação e comprometimento com a educação de Jovens e Adultos, violando e negligenciando o direito à educação de parte da nossa população. Mesmo estando o nosso município entre aqueles com o maior número de analfabetos da Bahia, com a vergonhosa estatística de 36% da nossa população acima de 15 anos ser analfabeta, não existia, por parte da rede pública municipal, nenhuma proposta para que saíssemos desse vergonhoso quadro e tirássemos o máximo possível de Fatimenses da indigna condição que impõe o analfabetismo a qualquer ser humano.
3. A partir dessa realidade, implantamos em nosso município a EJA Itinerante, uma estratégia metodológica inovadora e inclusiva, onde parte da carga horaria de aula é realizada em domicílio, onde o(a) professor(a) vai até o(a) estudante, levando o conteúdo que cada componente curricular exige, passando e corrigindo atividades, além de uma carga horária destinada aos encontros presenciais realizados nas células (espaço físico na comunidade), tudo isso devidamente fundamentado pela legislação municipal e em total consonância com as normativas que regem o ensino público no Brasil. Não temos dúvidas, que o sucesso da Educação de Jovens e Adultos-EJA em nosso município, advém da EJA Itinerante, desse olhar que apresenta uma nova prática e estratégia pedagógica efetiva, garantindo e ampliando, cada vez mais, o acesso de novos estudantes, estes historicamente excluídos, mas sobretudo a permanência dos mesmos em nosso sistema de ensino.
4.
Por fim, queremos deixar claro aos nossos alunos, professores e todas as
famílias fatimenses que, o que está acontecendo em nosso município com a EJA
Itinerante é algo totalmente inovador e motivo de muito orgulho para todos nós.
Somos exemplo de valorização e comprometimento com a alfabetização de homens e
mulheres que não tiveram a oportunidade, pelos mais variados motivos, de
frequentar a escola "no tempo certo". Continuaremos firmes, na luta
constante pela erradicação do vergonhoso e humilhante analfabetismo em nosso
município. Estamos totalmente a disposição de qualquer meio de comunicação,
órgão de controle ou qualquer pessoa, ou instituição que queira de fato
compreender o que está acontecendo com a Educação de Jovens e Adultos do
município de Fátima-Ba.