Recent

PSDB e MDB conseguem maior arco de apoio em disputas nas grandes cidades

A análise da sopa de letrinhas que compõe o universo dos 33 partidos políticos no Brasil mostra que, nas grandes cidades, PSDB e MDB conseguiram formar chapas de candidatos a prefeito que atraíram o apoio de um maior número de partidos, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Siglas que podem se aliar em 2022 em uma possível campanha presidencial do governador paulista, João Doria (PSDB), os dois partidos formam a estrutura da candidatura à reeleição de Bruno Covas (PSDB) na Prefeitura de São Paulo, e lançaram candidatos que conseguiram apoio de legendas em outras 65 das 95 maiores cidades do país.

De acordo com a Folha, essas são aquelas com mais de 200 mil eleitores, que reúnem 40% da população nacional e, com isso, têm a possibilidade de um segundo turno nas eleições de novembro.

Na comparação com o rival PT, PSDB e MDB têm menos candidatos a prefeitos nesses grandes centros, mas conseguiram formar coligações que, na média, têm mais do que o dobro de partidos do que as dos petistas.

As 45 candidaturas do PT que não estão isoladas, ou seja, que têm uma coligação nos grandes centros urbanos, reúnem uma média de três legendas aliadas em cada cidade. As do PSDB e MDB conseguem sete partidos por coligação, em média.

Nenhum comentário