MPF requer na Justiça que a UNIT reduza o valor de suas mensalidades

MAIS NOTÍCIAS:

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e da adoção de atividades e aulas virtuais em cursos presenciais, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma Ação Civil Pública requerendo a Justiça Federal que determine a Universidade Tiradentes (Unit) em Sergipe que reduza o valor das mensalidades dos seus cursos de graduação. A medida foi tomada, após a classe estudantil reclamar da manutenção dos valores e o assunto ser levado ao parlamento sergipano pelo deputado lagartense Ibrain Monteiro (PSC).

No pedido, o MPF requer que a Unit aplique a redução de  30% para os cursos das áreas “Biológicas e Saúde” (como Medicina, Odonto e Psicologia) e 15% para “Exatas” (como as diversas Engenharias) e “Humanas e Sociais” (como Administração, Direito e Jornalismo). De acordo com o órgão, a diferença leva em consideração “a quantidade de aulas práticas que fazem parte da grade curricular já que, em regra, os cursos mais práticos sofrem impacto maior com a substituição das aulas presenciais pelas virtuais”, além das previsões orçamentárias da Unit.

“A medida tem por objetivo garantir uma relação contratual justa entre as partes envolvidas: acadêmicos, acadêmicas, responsáveis financeiros e Instituição de Ensino Superior, o que deve ocorrer sem onerosidade excessiva, sem comprometer a sustentabilidade financeira da prestadora de serviço educacional e com equivalência material das prestações”, argumenta o MPF em Sergipe.

O órgão ainda explicou que a medida se faz necessária, porque os alunos-consumidores – devido a pandemia – não estão podendo gozar dos direitos celebrados no contrato com a Unit, onde ela fica obrigada a prestar “o serviço educacional na modalidade presencial, com tudo que, nesse modal, é oferecido: uso de diversas instalações, espaço de interação entre alunos, entre alunos e professores, e alunos e funcionários, além, é claro, das aulas teóricas e práticas com contato pessoal”.

Pedido foi resultado da falta de conciliação

Após ajuizar a Ação Civil Pública na Justiça Federal, o MPF explicou que a iniciativa somente foi tomada, porque alunos e pais tentaram uma solução negociada com a Unit. “Como não foi possível estabelecer algum ajuste sobre redução das mensalidades, ponderando os interesses envolvidos o Ministério Público Federal entendeu adequado levar o caso para a Justiça Federal”, argumentou.

Por isso, na ação, o pedido de redução das mensalidades foi feito em relação às que vencem em junho de 2020, e meses subsequentes, e até que se implemente o retorno das aulas presenciais com a irrestrita e adequada observância das regras a serem estabelecidas pelas autoridades governamentais e sanitárias, devendo ser mantida a qualidade da prestação educacional nas aulas virtuais, para cômputo como carga horária efetivamente cumprida.

“O MPF pediu também a devolução de valores, nos mesmos percentuais de 30% e 15% quanto às mensalidades dos meses de abril e maio de 2020”, destacou o órgão que também solicitou informações sobre os cursos, suas aulas e grades curriculares, além da possibilidade da suspensão contratual, sem quaisquer ônus, com os alunos que não estão tendo aulas práticas que estavam previstas em sua grade curricular.

A ação pede ainda multa diária de 50 mil reais em caso de descumprimento da decisão, e que a Unit seja obrigada a cumprir os pedidos sem proceder desligamentos ou redução remuneratória, por essas razões, de professores, funcionários e demais colaboradores. Sem contar com o pedido de condenação por danos morais coletivos em valor a ser fixado pela Justiça, propondo-se como referencial o dobro da quantia que deveria ser dispensada em favor dos acadêmicos (em redução de mensalidades) e não o foi.

Unit não se manifestou sobre o assunto

Procurada pela imprensa, a Universidade Tiradentes disse que não iria se manifestar, por não conhecer o teor da ação judicial.
>Siga o CONEXÃO VERDADE no InstagramTwitter e pelo Facebook

VOCÊ REPÓRTER$type=complex$count=6

Presenciou um fato importante que merece virar notícia? Tem um vídeo ou uma foto? A sua sugestão ou denúncia pode virar uma matéria no Conexão Verdade.com. Envie para o nosso WhatsApp (81) 98107-4700.
Nome

Adustina,15,Alagoas,81,Alagoinhas,7,Antas,4,Anuncie Aqui,1,Arapiraca,4,Augusta Diniz,2,Bahia,63,Brasil,212,Caderno Cultural.,2,Caruaru,2,Ceará,11,Cel João Sá,13,Cícero Dantas,7,Concursos,41,Contato,1,Cotidiano- São Paulo.,2,Delmiro Gouveia,3,Economia,134,Educação,40,Eleições 2020,45,Eleições 2022,12,Entreteniment,1,Entretenimento,298,Esporte,189,Euclides da Cunha,10,Fátima,3,Feira de Santana,6,Geral,4,Goiás,3,Interior da Bahia,223,Itabaiana,9,Jeremoabo,47,Juazeiro,5,Justiça,236,Lagarto,10,Maranhão,3,Maringá,1,Minas Gerais,18,Mundo,4,Notícias,125,Paraíba,13,Paraná,1,Paulo Afonso,43,Pernambuco,163,Petrolina,17,Piauí,7,Polícia,251,Política,371,Quem Somos,1,RÁDIOS,1,Regional,168,Religião,6,Ribeira do Pombal,20,Santa Brígida,1,São Paulo - Brasil. Utilidade Publica,1,São Paulo. Utilidade Pública,1,Saúde,31,Sergipe,172,Serra Talhada,8,Simão Dias,2,Últimas Notícias,190,Vitória da Conquista,4,
ltr
item
REDE CONEXÃO VERDADE - O portal de Notícias Líder em Pernambuco: MPF requer na Justiça que a UNIT reduza o valor de suas mensalidades
MPF requer na Justiça que a UNIT reduza o valor de suas mensalidades
https://1.bp.blogspot.com/-aNzMlqq6g5M/Xt0B0DED9LI/AAAAAAAABsA/2Nxzyus1olwmK8mbx3QGxCx2jMzFqAkbQCLcBGAsYHQ/s320/unit.png
https://1.bp.blogspot.com/-aNzMlqq6g5M/Xt0B0DED9LI/AAAAAAAABsA/2Nxzyus1olwmK8mbx3QGxCx2jMzFqAkbQCLcBGAsYHQ/s72-c/unit.png
REDE CONEXÃO VERDADE - O portal de Notícias Líder em Pernambuco
https://www.conexaoverdade.com/2020/06/mpf-requer-na-justica-que-unit-reduza-o.html
https://www.conexaoverdade.com/
https://www.conexaoverdade.com/
https://www.conexaoverdade.com/2020/06/mpf-requer-na-justica-que-unit-reduza-o.html
true
6964906002310646831
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. LEIA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Busca Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content