Publicidade

ANUNCIANTES

Otto Alencar é campeão de Prefeituras na Bahia, mas perde disputa do PSD em campo nacional

Presidente do PSD na Bahia, o senador Otto Alencar, apesar de ser sido o campeão de Prefeituras na Bahia elegendo 108 prefeitos, perdeu a disputa da sigla no campo nacional. Isso porque, no Paraná, o partido se consagrou em 129 cidades, tendo como principal cabo eleitoral o governador Ratinho Júnior.

O político desbancou o último legado de seu ex-aliado e antecessor, o ex-governador Beto Richa, do PSDB. Os tucanos eram os com mais prefeitos no estado. Com 655 Prefeituras conquistadas em 2020, o PSD virou o terceiro partido com mais comandos de municípios no país, apenas atrás de MDB e Progressistas.

Em entrevista ao site UOL, Ratinho Júnior, que é presidente estadual do PSD, comentou que a quantidade de prefeitos eleitos é resultado da aprovação do governo local. A última pesquisa Ibope que divulgou a avaliação da gestão do político é de 22 de outubro e abrangeu somente Curitiba.

O outro motivo, segundo Ratinho Júnior, foi a estratégia de tirar de outros partidos candidatos bem avaliados, como foi o caso de Ulisses Maia, de Maringá. Ele venceu em 2016 com o PDT, mas mudou para o PSD em busca da reeleição, conquistada no primeiro turno.

Em contato com este Política Livre no final da tarde desta quarta-feira (2), a assessoria do senador baiano justificou que, no estado, a agremiação recebeu mais votos que no Paraná.  Foram 1.491.449 contra 1.076.877 no primeiro turno. No entanto, vale reforçar que o colégio eleitoral baiano é maior do que o paranaense.

Nenhum comentário